Ensino de didática na modalidade online:
desafios e prospecções no contexto
da pandemia pela COVID-19
Coordenação Geral
Cristina d’Ávila (UFBA)
Giovana Cristina Zen (UFBA)
Suzana Gomes (UFMG)
Maria Isabel de Almeida (USP)
Pesquisadores envolvidos
Amali Angelis Mussi (UEFS)
Cristina d’Ávila (UFBA)
Edileuza Fernandes da Silva (UnB)
Giovana Cristina Zen (UFBA)
Giseli Cruz (UFRJ)
José Carlos Libâneo (PUC/Goiás)
Lucia Gracia Ferreira (UFRB)
Lui Nornberg (UFPel)
Maria Isabel de Almeida (USP)
Nadiane Feldkercher (UNOESC e UEM)
Suzana Gomes (UFMG)
Selma Garrido Pimenta (USP / UCSantos)
Vânia Leite (UERJ)
Talamira Taita (UESB)
Editoração: Sandra Popoff (Doutoranda UFBA)
Problematização
Contexto da pandemia e as
crises sanitária política e social
Condições socioeducacionais
1
Milhares de alunos da educação básica no sistema público estão sem aulas (presenciais ou remotas) em todo Brasil.
2
25 estados implantaram precariamente o ensino na modalidade remota.
3
Precariedade na adesão, acesso à Internet e acompanhamento familiar nas classes populares.
Condições materiais como variável inelutável
A DIDÁTICA
A ciência pedagógica, especialmente a Didática, por meio das ações de pesquisadores e professores, estão sendo mobilizadas para participar ativamente da discussão atual sobre a educação escolar (básica e superior) na modalidade online e seus desafios.
Andipe no cenário
Situação-problema
Objetivo Geral
Objetivos Específicos
-
Analisar criticamente o ensino da Didática, antes, durante e após o período do isolamento físico, problematizando desafios, tensões e possibilidades face ao trabalho pedagógico mediado pelas tecnologias digitais no contexto pandêmico
-
Compreender os sentidos atribuídos pelos professores de Didática ao trabalho com a educação online.
-
Identificar as condições didático-pedagógicas dos professores de Didática quanto a expertise no trabalho com as tecnologias digitais e EaD.
-
Inventariar os desafios e as potencialidades vividos pelos professores de Didática face ao uso das tecnologias digitais no contexto da EaD.
Metodologia
Aplicação: no período de junho a julho de 2020
Pesquisa do tipo exploratório, envolvendo coleta de dados quantitativos e qualitativos
Instrumento: questionário online com questões fechadas e abertas
Sujeitos: Professores de Didática de cursos de licenciatura em Universidades federais/estaduais das regiões Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul do país.
Participantes
da pesquisa
por região
e IES
Nordeste
57 [33%]
URCA
UFC
UECE
UEFC
UESB
UESC
UFBA
UFOB
UFPB
UFRN
UFMA
UFS
UFDPar
UFPI
UFRB
UNILAB
UNEAL
UNEB
UEMASUL
UVA
Sudeste
55 [32%]
UERJ
UENP
UFF
UEMG
UFRJ
URJ
UFMG
UNICENTRO
UNIFESP
UNICAMP
UNESP
UFSCAR
UFG MG
UNIMONTES
USP
UFSJ
UFU
Sul
53 [30%]
FURG
UEL
UFPEL
UEPG
UFSM
UFRGS
UNICENTRO
UNIOESTE
UFFS
UNESPAR
UFPR
UTFPR
UFSC
UNIPAMPA
Centro-Oeste
9 [5%]
UFG
UFMT
UnB
Perfil Docente
Eixos de Análise
Perfil, condições de trabalho e experiências anteriores dos docentes com o uso das ferramentas digitais em sala de aula
Mudanças percebidas pelos docentes na postura dos alunos no ensino e aprendizagem no contexto pandêmico;
Mudanças percebidas/vividas pelos docentes no processo de ensino e aprendizagem no contexto pandêmico;
Potencialidades e dificuldades dessas novas experiências de ensino para o campo da Didática.
Perfil, condições de trabalho, experiência docente e experiência com o uso das tecnologias digitais em sala de aula anteriores à pandemia de COVID 19
EIXO 1
Você se identifica como?
Que idade você tem?
Formação Acadêmica
Graduação
Esta predominância da formação em Pedagogia demonstra que em grande parte dos cursos de licenciatura das universidades públicas do Brasil o componente de Didática Geral é lecionado por pedagogos
Vínculo Institucional
Experiência Docente
Como você avalia o investimento na sua formação para mediar atividades com o uso de tecnologias digitais no curso de Didática na pandemia do COVID-19?
Como você avalia o investimento na sua formação para mediar atividades com o uso de tecnologias digitais no curso de Didática na pandemia do COVID-19?
19
Há quanto tempo você utiliza tecnologias digitais nas aulas de Didática antes do início da pandemia?
Experiências docentes
com o uso das TDICs*
em sala de aula
anteriores a pandemia
pela COVID 19
*Tecnologias digitais da Informação e Comunicação
Experiências docentes com o uso das TDICs em sala de aula anteriores a pandemia pela COVID 19
Acompanhamento das atividades e interações dos estudantes nos ambientes colaborativos antes do distanciamento social
Acompanhamento das atividades e interações dos estudantes nos ambientes colaborativos antes do distanciamento social
As tecnologias digitais no ensino de didática -
Uma condição adversativa?
As TD e a formação inicial de docentes
Não obstante há uma explícita relação das TD
com o aspecto instrumental do ensino.
Tecnologias digitais, didática e interação
O acesso dos estudantes às TD e Internet -
uma preocupação dos docentes
Especificidades da Didática
Algumas conclusões deste eixo
Mudanças percebidas/vividas pelos docentes no processo de ensino e aprendizagem no contexto pandêmico
EIXO 2
“O trabalho com os conteúdos de didática precisa ser vivido no encontro, no diálogo presencial, o trabalho online não dá conta desta dimensão”
Os depoimentos dos docentes de Didática revelam sentimentos presentes no contexto do trabalho docente no ensino superior, por vezes até contraditórios: prazeres e desprazeres, angústias e esperanças, simpatia e aversão, seguranças e inseguranças. Todos os relatos reforçam o comprometimento dos docentes com a educação pública de qualidade, universal, popular e inclusiva, o que nos indica que buscam enfrentar o momento com a seriedade e cuidado que a situação inusitada complexa requer.
Mudanças percebidas/vividas
Variações que as caracterizam
Alguns docentes destacaram que a tecnologia e as interfaces já incorporadas no dia a dia foi potencializada.
É preciso lutar para que o trabalho docente não seja precarizado e que outras atividades não sejam banalizadas pela consolidação de ambientes virtuais de “aprendizagem”.
Mudanças percebidas pelos docentes na postura dos estudantes no ensino e na aprendizagem no contexto pandêmico
EIXO 3
Modos de acompanhamento das atividades e interações dos estudantes nos ambientes colaborativos online antes do distanciamento social segundo os docentes
Modos das interações entre os estudantes
durante o distanciamento social
Modalidade Online
Ensino Presencial
Ensino Não Presencial
transição
Interação entre os estudantes
A interação, que deveria se fazer presente na educação e no cenário escolar, pela sua relevância no processo ensino-aprendizagem pode não estar sendo promovida no ensino online, por várias razões, e provocar prejuízos ainda maiores para a crise já instalada no âmbito educacional.
Desafios e/ou dificuldades dos estudantes no acompanhamento das atividades propostas durante a pandemia da Covid-19
Crise
Sanitária
Crise
Econômica
Crise
Política
Crise
Educacional
87,37% acesso precário ou ausência de recursos
tecnológicos e à internet.
Desafios e/ou dificuldades enfrentadas pelos estudantes
CONDIÇÕES
EMOCIONAIS
SAÚDE MENTAL
QUALIDADE DE VIDA
ANGÚSTIA
MEDO
DEPRESSÃO
ANSIEDADE
DESEMPREGO
FOME
INSEGURANÇA
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Posicionamentos de estudantes diante desse novo formato de aula online durante a pandemia da Covid-19
CATEGORIA - POSICIONAMENTO DOS ESTUDANTES
174 professores respondentes
88 professores em atividades remotas
Avaliação de estudantes sobre aulas realizadas com o uso de recursos tecnológicos durante a pandemia da Covid-19
Categoria
Avaliação das Aulas Online
EIXO 4
Dificuldades e potencialidades dessas novas experiências de ensino para o campo da Didática
DIFICULDADES PARA O ENSINO DA DIDÁTICA NA MODALIDADE ONLINE
Identificação das Responsabilidades Institucionais e
dos Problemas Técnicos
(10, 3% das manifestações por ordem de predominância)
Limitações decorrentes do ensino remoto
Limitações aos aspectos relacionais (manifestações da totalidade dos respondentes)
Sobrecarga do trabalho docente (manifestações da maioria dos respondentes por ordem de predominância)
Dificuldades dos professores (manifestações de metade dos respondentes)
“Percepções da maioria dos docentes sobre
dificuldades dos alunos”
Estudantes de comunidades
de baixa renda
Estudantes com condições socioeconômicas mais favoráveis
Ainda sobre as dificuldades
dos alunos
Estudantes deficientes
Motivos pessoais
Opiniões negativas apontam possiblidades de piora na qualidade das aprendizagens
(14,36% das manifestações)
POSSIBILIDADES E PROPOSTAS PARA O ENSINO ONLINE DE DIDÁTICA
Potencialidades para a disciplina de Didática
(48,48% das manifestações)
Metodologias e Estratégias:
(manifestações de 64,3%
professores por ordem de predominância)
Potencialidades e benefícios do ensino online ao professor
(48,48% das manifestações)
Potencialidades e benefícios do ensino online para os alunos
(6,6% das manifestações)
PARA FINALIZAR
(02 Destaques e uma Advertência)
CONCLUSÃO
Experiência docente com o uso das tecnologias digitais em sala de aula anteriores à pandemia
Mudanças percebidas/vividas pelos docentes no processo de ensino/aprendizagem no contexto pandêmico
Mudanças percebidas pelos docentes na postura dos estudantes no ensino-aprendizagem no contexto pandêmico
As dificuldades dos estudantes na visão dos professores
As maiores dificuldades dos estudantes no acompanhamento das atividades propostas na modalidade online se referem a:
1
condições materiais (87,37% de docentes se referiram a problemas de acesso à Internet; infraestrutura)
2
resolução de questões didático-pedagógicas. (16% dos docentes referem – esta questão estaria associada às dificuldades dos docentes?)
3
condições emocionais. (15% revelaram angustia, medo, ansiedade por conta da pandemia)