HISTÓRICO

A expressão desse vigoroso movimento, resultante do envolvimento e compromisso das forças mais atuantes do campo educacional brasileiro, é evidenciada pelo quadro cronológico da realização dos ENDIPES e reforçada pelos temas que os orientaram:

    Ano                                                          Evento                                                                                      Local

    2012       XVI ENDIPE – “Didática e Práticas de Ensino: compromisso com        Universidade Estadual de Campinas –                          a escola pública, laica, gratuita e de qualidade”                                     Campinas / SP
                   

    2010       XV ENDIPE –”Convergências e tensões no campo da formação          Universidade Federal de Minas Gerais –                      e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais”                    Belo Horizonte / MG

                   

   

    2008      XIV ENDIPE –”Trajetórias e Processos de Ensinar e Aprender:              Pontifícia Universidade Católica de

                   lugares, memórias e culturas”                                                                    Porto Alegre / RS

 

    2006      XIII ENDIPE– “Educação, Questões Pedagógicas e Processos               Universidade Federal de Pernambuco –                     Formativos: compromisso com a inclusão social”                                  Recife / PE

 

    2004      XII ENDIPE – “Conhecimento universal e conhecimento local”             Pontifícia Universidade Católica do                                                                                                                                                      Paraná – Curitiba / PR

 

   

    2002      XI ENDIPE – “Igualdade e diversidade na educação”                              Universidade Federal de Goiás –                                                                                                                                                           Goiânia / GO

 

   

    2000      X ENDIPE – “Ensinar e aprender: sujeitos, saberes, espaços e             Universidade Estadual do Rio de                                   tempos”                                                                                                          Janeiro – Rio de Janeiro / RJ
               

   

    1998      IX ENDIPE – “Olhando a qualidade do ensino a partir da sala de        Universidade de São Paulo – Águas                             aula”                                                                                                               de Lindóia / SP

    1996      VIII ENDIPE – “Formação e profissionalização do educador”                Universidade Federal de Santa                                                                                                                                                             Catarina  – Florianópolis / SC

   

    1994      VII ENDIPE – “Produção do conhecimento e trabalho docente”           Universidade Federal de Goiás –                                                                                                                                                           Goiânia / GO

 

    1991      VI ENDIPE – “Perspectivas do trabalho docente para o ano 2000:       Universidade Federal do Rio Grande

                   qual Didática e qual Prática de Ensino? As bases teóricas de uma      do Sul – Porto Alegre / RS                                             prática docente interdisciplinar: explicitações necessárias”                                                                      

 

    1989      V ENDIPE – “Organização do processo de trabalho docente: em         Universidade Federal de Minas Gerais –                     busca da integração da Didática e da Prática de Ensino”                      Belo Horizonte / MG

                   

 

    1987      IV ENDIPE – “A prática pedagógica e a educação transformadora       Universidade Católica de Pernambuco –                     na sociedade brasileira”                                                                              Recife / PE
 

   

    1985      III Seminário A Didática em Questão                                                         Universidade de São Paulo – São Paulo                                                                                                                                              / SP

   

    1985      III Encontro Nacional de Prática de Ensino                                               Pontifícia Universidade Católica de São                                                                                                                                              Paulo – S. Paulo / SP

 

   

    1983      II Seminário A Didática em Questão                                                          Pontifícia Universidade Católica do Rio                                                                                                                                                de Janeiro / RJ

     

     

    1983      II Encontro Nacional de Prática de Ensino                                                Universidade de São Paulo – São Paulo                                                                                                                                              / SP

   

    1982       I Seminário A Didática em Questão                                                          Pontifícia Universidade Católica do Rio                                                                                                                                                de Janeiro / RJ

 

   

    1979       I Encontro Nacional de Prática de Ensino                                                Santa Maria / RS

Os ENDIPEs já foram realizados, em muitos casos, mais de uma vez, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Goiânia, Curitiba e Campinas. Foram oito estados brasileiros e inúmeras universidades que abraçaram a proposta de realização desses eventos e empenharam esforços para que eles alcançassem êxito e reconhecimento, o que se faz notar não só pela presença de elevado número de participantes, mas também pela colaboração das mais significativas agências de fomento brasileiras.  Com o olhar voltado para o futuro, em 2014 o XVII ENDIPE será realizado em Fortaleza.

Maria Isabel de Almeida

Breve retrospectiva histórica dos ENDIPES

Na virada dos anos de 1970 para 1980, quando a sociedade brasileira já manifestava sinais mais contundentes de oposição à ditadura militar que se instalara em 1964, um grupo de educadores brasileiros deu início a um movimento que acabou por expressar, no campo educacional, os mesmos anseios de mudança, presentes na sociedade da época. Envolvidos com as práticas de ensino e com a didática, esses educadores reuniram-se em 1979 no 1º Encontro Nacional de Prática de Ensino e em 1982 no 1º Seminário A Didática em Questão, dando início a um processo de questionamento dos fundamentos, das concepções, das orientações políticas e dos modos como a educação era então praticada em nossas escolas. Em razão da proximidade de propósito entre esses dois movimentos, consolidada ao longo da realização de três encontros em cada uma destas áreas, em 1987 eles se fundiram e deram origem a um encontro único, que foi denominado de IV ENDIPE. Desde então a didática e as práticas de ensino têm sido alvo de discussões bianuais que congregam pesquisadores, especialistas, dirigentes educacionais, professores e estudantes dos mais distintos espaços do país e do exterior.

O ENDIPE se consagrou ao longo dos seus 33 anos de existência como um espaço plural de discussões acerca dos estudos, das pesquisas e das experiências a respeito dos processos educacionais em todos os níveis de ensino. É hoje um evento muito significativo no cenário nacional e suas contribuições têm sido referência para o avanço da produção de conhecimento sobre os fenômenos educacionais e para a formulação de propostas educacionais inovadoras.

Os 16 Encontros realizados até este momento têm permitido acompanhar as tendências educacionais das três últimas décadas, seus impactos nas escolas e nas práticas docentes, num movimento dialético com interferências concretas nos processos de ensino e aprendizagem. Eles têm sido efetivos espaços de convivência, intercâmbio e diálogo entre pessoas preocupadas com o entendimento e a transformação dos processos educacionais e das práticas pedagógicas.

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