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O ensino de Didática nos cursos de licenciaturas
de universidades públicas de modo remoto:
a visão dos estudantes

Pesquisa desenvolvida por componentes da diretoria e membros
da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (ANDIPE).

Pesquisadores coordenadores da pesquisa:

Nadiane Feldkercher - Universidade Estadual de Maringá

Lui Nörnberg - Universidade Federal de Pelotas

 

Equipe de pesquisadores envolvidos com a pesquisa:

Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar - Universidade Federal de Goiás

Alda Junqueira Marin - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Universidade de Araraquara

Aline Daiane Nunes Mascarenhas - Universidade do Estado da Bahia

Amali de Angelis Mussi - Universidade Estadual de Feira de Santana

Cristina D`Ávila - Universidade Federal da Bahia

Evandro Ghedin - Universidade Federal do Amazonas

Grace Gotelip Cabral - Universidade Federal do Acre

José Carlos Libâneo - Pontifícia Universidade Católica de Goiás

José Leonardo Rolim de Lima Severo - Universidade Federal da Paraíba

Kátia Morosov Alonso - Universidade Federal de Mato Grosso

Lenilda Rêgo Albuquerque de Faria - Universidade Federal do Acre

Maria Ines Galvão Flores Marcondes de Souza - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Marilza Vanessa Rosa Suanno - Universidade Federal de Goiás

Renato Barros de Almeida - Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Rogéria Gadelha dos Santos da Silva - Universidade Federal do Acre

Rosana Aparecida Ferreira Pontes - Universidade Católica de Santos

Selma Garrido Pimenta - Universidade de São Paulo e Universidade Católica de Santos

Suzana dos Santos Gomes - Universidade Federal de Minas Gerais

Vania Finholdt Angelo Leite - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Objetivo geral

Analisar, na perspectiva dos estudantes dos cursos de licenciatura de universidades brasileiras públicas, o ensino de Didática de modo remoto emergencial em tempos de pandemia, identificando os desafios e as potencialidades vividos face ao uso das tecnologias digitais.

 

Objetivos específicos

Descrever as condições objetivas e subjetivas dos estudantes de Didática para sua participação nas atividades pedagógicas em tempos de pandemia.

 

Caracterizar o ensino de Didática no modo remoto, no contexto da pandemia, nos cursos de licenciatura de universidades brasileiras públicas, considerando os desafios, as potencialidades e os recursos utilizados na e para a mediação dos processos de ensino e de aprendizagem.

 

Metodologia

Parecer de aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê Permanente de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Estadual de Maringá número 4.740.753

 

Pesquisa desenvolvida entre abril de 2021 à março de 2022.

 

Pesquisa exploratória, envolvendo coleta de dados quantitativos e qualitativos.

Instrumento de coleta de dados: questionário online com questões fechadas e abertas.

Participantes da pesquisa: estudantes de cursos de licenciatura de universidades brasileiras públicas que cursaram o componente curricular de Didática durante o ensino remoto emergencial.

APRESENTAMOS EM GRÁFICOS OS DADOS QUANTITATIVOS

FAIXA ETÁRIA

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GÊNERO

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IDENTIDADE RACIAL

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POSSUI GRADUAÇÃO

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CARACTERIZAÇÃO DO DOMICÍLIO

5 - GRAFICO - CARACTERIZAÇAO DO DOMICILIO.png

QUANTAS PESSOAS RESIDEM NO DOMICILIO

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SITUAÇÃO FINANCEIRA

VÍNCULO EMPREGATÍCIO

7 - GRAFICO - VINCULO EMPREGATICIO.png
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TURNO DO CURSO

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INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS NA PESQUISA

10 - GRAFICO - INSTITUIÇOES ENVOLVIDAS NO ENSINO.png
11 - GRAFICO - INSTITUIÇOES ENVOLVIDAS NO ENSINO.png

REGIÕES ABRANGIDAS

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LICENCIATURAS ENVOLVIDAS

13 - GRAFICO - LICENCIATURAS ENVOLVIDAS.png

POSSUI OUTRA FORMAÇÃO EM NÍVEL SUPERIOR

14 - GRAFICO - POSSUI OUTRA FORMAÇÃO EM NÍVEL SUPERIOR.png

NÍVEL DE CONHECIMENTO NO USO DE TECNOLOGIAS

15 - GRAFICO - NIVEL DE CONHECIMENTO NO USO DE TECNOLOGIAS.png

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS

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FREQUÊNCIA DE UTILIZAÇÃO DA INTERNET

TIPO DE ACESSO A INTERNET

17 - GRAFICO - TIPO DE ACESSO A INTERNET.png
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AVALIAÇÃO DOCENTE EM ESCALA DE 1 A 5

COMO FAZ OS TRABALHOS ACADÊMICOS

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20 - GRAFICO - AVALIAÇÃO DOCENTE EM ESCALA DE 1 A 5.png

QUANTO A ACESSIBILIDADE/
DISPONIBILIDADE  DO PROFESSOR

NÍVEL DE SATISFAÇÃO EM RELAÇÃO A
INTERAÇÃO COM O PROFESSOR

21 - GRAFICO - NIVEL DE SATISFAÇÃO EM RELAÇÃO A  INTERAÇÃO COM O PROFESSOR.png
22 - GRAFICO - QUANTO A ACESSIBILIDADE-DISPONIBILIDADE  DO PROFESSO.png

NíVEL DE SATISFAÇÃO QUANTO AO FEEDBACKS DO PROFESSOR EM RELAÇÃO AS ATIVIDADES

24 - GRAFICO - NIVEL DE SATISFAÇÃO QUANTO AO FEEDBACKS DO PROFESSOR  EM RELAÇÃO AS  ATIVID

FREQUÊNCIA DE ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL

26 - GRAFICO - FREQUÊNCIA DE ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL.png

NíVEL DE SATISFAÇÃO QUANTO AOS FEEDBACKS
DO PROFESSOR EM RELAÇÃO AS DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS

23 - GRAFICO - NIVEL DE SATISFAÇÃO QTO AO FEEDBACKS DO PROF EM RELAÇÃO A DÚVIDAS E ESCLARE

NíVEL DE INTERAÇÃO COM OS COLEGAS A PARTIR
DAS ATIVIDADES PROPOSTAS PELO PROFESSOR

25 - GRAFICO - NIVEL DE INTERAÇÃO COM OS COLEGAS A PARTIR DAS ATIVIDADES PROPOSTAS PELO PR

TEMPO DEDICADO AOS ESTUDOS

27 - GRAFICO - TEMPO DEDICADO AOS ESTUDOS.png

CONSIDERAÇÕES POR EIXOS ANALÍTICOS

Condições de acesso e uso de tecnologias

A pandemia e o ensino remoto emergencial deixaram mais evidente as desigualdades e trouxeram um clima de incerteza e desconforto aos estudantes. Por um lado, tem-se aqueles com melhores condições tecnológicas e emocionais, por outro lado, há aqueles com uma maior fragilidade dessas condições, que lutam para se manter cursando a graduação. E ainda, por outro lado, o ensino remoto para alguns oportunizou outras reflexões e relações sobre educação, ensino e tecnologia. Essas condições influenciam os processos de ensino e de aprendizagem e, portanto, devem ser levados em consideração pelos professores universitários preocupados com o fazer didático e com a aprendizagem discente.

As tecnologias e o ensino de Didática

No início do ERE professores e alunos apresentavam pouco conhecimentos e habilidades para o uso das TEDs e, mesmo assim, foram desafiados a incorporá-las de modo repentino em suas práticas de ensinar e de aprender. Os professores de Didática fizeram uso de variadas tecnologias digitais para o desenvolvimento de suas aulas, valorizando interações síncronas e assíncronas, porém parece que o modelo das aulas presenciais foi transposto para o ensino remoto. O uso das TEDs impõem uma reestruturação, para além dos objetivos e metodologias de ensino, que envolve mudanças organizacionais, gerenciais e avaliativas da educação (KENSKI, 2003).

A maioria dos estudantes reconheceu a importância e o potencial da incorporação das TEDs tanto em suas formações quanto em suas futuras práticas docentes, assim como parte dos estudantes manifestaram preocupações e expuseram críticas ao ensino remoto (SAVIANI; GALVÃO, 2021) dada as desigualdades no acesso e na utilização de recursos, bem como aos interesses oportunistas do mercado com suas estratégias privatistas e de conversão da educação em mercadoria.

A pesquisa demonstrou que o uso das TEDs no ensino da Didática bem como a formação dos licenciandos para o uso das TEDs em suas futuras práticas docentes carecem de qualificação e aprofundamento nas pesquisas no sentido de articular concepções, condições e modos de realização do ensino e da aprendizagem, visando o desenvolvimento das capacidades mentais e afetivas dos estudantes (LIBÂNEO; FREITAS, 2007).

 

Processos de interação e mediação do ensino remoto emergencial de Didática

Por um lado, os estudantes reconheceram o esforço e a dedicação dos docentes de Didática ao realizarem o melhor trabalho possível dentro do contexto de ERE, destacando a ampliação dos estudos e reflexões e valorizando a oportunidade de conhecer o ambiente virtual. Por outro, destacaram que o semestre foi difícil, ressentiram-se quanto a impossibilidade do ensino presencial e da convivência com a turma, apontaram os limites do ensino remoto e a preocupação com o avanço das investidas no sentido da educação como mercadoria. Nesta pesquisa, assim como em Contreras (1990), o ensino de didática foi apontado como espaço para produzir e analisar processos de ensino-aprendizagem e práxis.

Na percepção dos estudantes participantes da pesquisa os processos organizados e mediados pelos docentes contribuíram para impulsionar a aprendizagem dos mesmos, ou seja, internalizaram significados sociais, conhecimentos, habilidades e valores. Consideraram que ocorreu mediação didática, visto que estabeleceram relações com saberes em situação contextualizada, compreenderam determinantes históricos de questões estudadas e tiveram seus interesses formativos contemplados nesse componente curricular.

Os docentes foram considerados qualificados, acessíveis e disponíveis para interação, compreendemos que tais quesitos contribuem no sentido de favorecer no processo de ensino e das mediações das relações dos estudantes com os objetos de conhecimento. No entanto, na percepção dos estudantes, os processos de ensino em ambientes virtuais demandam aprimoramentos.

Relevância, conteúdos e especificidades do ensino de Didática no ERE

Os estudantes destacaram que os conteúdos estudados no componente curricular Didática de modo remoto emergencial foram pertinentes e considerados como necessários na formação de professores, contudo percebemos, na visão expressa pelos estudantes, uma perspectiva limitada e instrumental do que seja a Didática enquanto disciplina pedagógica e de quais deveriam ser seus conteúdos. Assim como apresentaram pouca compreensão das bases teóricas da Didática e desta enquanto ciência da educação e campo de investigativo, de tal modo restringiram os conteúdos da disciplina a aspectos do planejamento e da organização do ensino sem situá-lo e contextualizá-lo, sem apontar para suas bases teóricas e relações entre teoria e prática.

A Didática, enquanto teoria e prática do ensino, parece ter cumprido sua tarefa, mesmo em contexto de ensino remoto emergencial, viabilizando estudos, mediações e atividades com vistas à efetivação da produção de conhecimento por parte dos estudantes.

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RESUMO 1 DA REGIÃO CENTRO-OESTE_edited.jpg
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